1. Acerca
do Decreto 6523 de 2008, que regulamenta o Serviço de Atendimento ao Consumidor
– SAC, julgue os itens:
a)
O Decreto fixa normas gerais sobre o Serviço de Atendimento ao
Consumidor - SAC por telefone, no âmbito dos fornecedores de serviços
regulados pelo Poder Público federal, com vistas à observância dos direitos
básicos do consumidor de obter informação adequada e clara sobre os serviços
que contratar e de manter-se protegido contra práticas abusivas ou ilegais
impostas no fornecimento desses serviços.
b)
O decreto regulamenta o serviço de atendimento telefônico das
prestadoras de serviços regulados que tenham como finalidade resolver as
demandas dos consumidores sobre informação, dúvida, reclamação, suspensão ou
cancelamento de contratos e de serviços, bem como a oferta e a contratação de
produtos e serviços realizadas por telefone.
c)
As ligações para o SAC serão em qualquer hipótese gratuitas e o
atendimento das solicitações e demandas não resultarão em qualquer ônus para o
consumidor.
d)
O SAC garantirá ao consumidor a opção de contatar o atendimento
pessoal, bem como as opções de contato com o atendente, de reclamação e
de cancelamento de contratos e serviços, em todas as subdivisões do menu eletrônico.
e)
O consumidor não terá a sua ligação finalizada pelo fornecedor
antes da conclusão do atendimento.
f)
São princípios que norteiam o SAC, bem como o CDC a dignidade,
boa-fé, transparência, eficiência, eficácia, celeridade e cordialidade.
g) O SAC deve garantir a transferência
imediata ao setor competente para atendimento definitivo da demanda do
consumidor independentemente da demanda, caso o primeiro atendente não tenha
essa atribuição, em até sessenta segundos.
h)
O registro numérico, com data, hora e objeto da demanda, será
informado ao consumidor e, se por este solicitado, enviado por escrito via
correspondência, a critério do consumidor.
i)
É obrigatória a manutenção da gravação das chamadas efetuadas para o
SAC, pelo prazo mínimo de dois anos, durante o qual o consumidor poderá
requerer acesso ao seu conteúdo.
j)
O registro eletrônico do atendimento será mantido à disposição do
consumidor e do órgão ou entidade fiscalizadora por um período mínimo de dois
anos após a solução da demanda.
k) O consumidor terá direito de acesso ao
conteúdo do histórico de suas demandas, que lhe será enviado, quando
solicitado, no prazo máximo de cinco dias úteis, por correspondência ou por
meio eletrônico, a seu critério.
l)
As informações solicitadas pelo consumidor serão prestadas
imediatamente e suas reclamações, resolvidas no prazo máximo de 72 horas a
contar do registro.
m) O pedido de cancelamento será permitido
e assegurado ao consumidor por todos os meios disponíveis para a contratação do
serviço.
n) Os efeitos do cancelamento serão
imediatos à solicitação do consumidor, ainda que o seu processamento técnico
necessite de prazo, mas dependerá do
adimplemento contratual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário