Lei Orgânica do Distrito Federal e o Direito do Consumidor


terça-feira, 6 de agosto de 2019

Segunda Live - Perseverança




1.       QUADRIX – CODHAB – 2018. São Poderes do Distrito Federal, independentes e harmônicos entre si, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, sendo vedada a delegação de atribuições entre eles. 
2.       CESPE – CLDF – 2005 - TÉCNICO LEGISLATIVO – POLICIAL LEGISLATIVO. Um indivíduo não-nascido no Brasil não pode ser eleito governador do DF, à luz das disposições da LODF.
3.       FCC – CLDF- 2018. O Poder Executivo do Distrito Federal é exercido pelo Governador, auxiliado pelos Secretários de Estado do Distrito Federal. A respeito do Poder Executivo a Lei Orgânica do Distrito Federal (LODF) dispõe que:
a)       Será considerado eleito Governador do Distrito Federal o candidato que, registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta de votos, computados os brancos, mas não os nulos.
b)       É da competência privativa do Governador do Distrito Federal exercer o comando superior da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.
c)       Em caso de impedimento do Governador e do Vice-Governador, são chamados ao exercício da chefia do Poder Executivo, sucessivamente, o Presidente da Câmara Legislativa e o Presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal.
d)       Compete privativamente ao Governador do Distrito Federal autorizar referendo e convocar plebiscito.
e)       Para se ausentar do Distrito Federal por um período de dez dias, o Governador deverá obter licença da Câmara Legislativa, sob pena de perda do cargo.

4.       IADES – 2014 – METRÔ DF – ASSISTENTE ADMINISTRATIVO. Caso ocorra vacância dos cargos de governador e de vice-governador do Distrito Federal, no último ano do período governamental.
a)       Serão sucessivamente chamados para o respectivo exercício, em caráter definitivo, o presidente da câmara legislativa, o vice-presidente da câmara legislativa e o presidente do tribunal de justiça.
b)       A eleição exclusivamente para o cargo de governador será feita 30 dias depois da última vaga, pela câmara legislativa.
c)       A eleição para ambos os cargos será feita 30 dias depois da última vaga, pela câmara legislativa.
d)       Serão realizadas eleições gerais 90 dias depois de aberta a última vaga, por escrutínio direto, secreto, universal e periódico.
e)       Serão sucessivamente chamados para o respectivo exercício, em caráter definitivo, o presidente da câmara legislativa e o presidente do tribunal de justiça.

5.       FCC – CLDF – 2018. Cristóvão é Governador do Distrito Federal, sendo Nara a Vice-Governadora. Os dois pretendem, embora em épocas diferentes, ausentar-se do Distrito Federal por 20 dias consecutivos. Nesse caso hipotético, de acordo com a Lei Orgânica do Distrito Federal,
a)       Competirá, privativamente, ao Senado Federal autorizar a ausência tanto de Cristóvão quanto de Nara.
b)       Não haverá necessidade de qualquer autorização para que Cristóvão e Nara se ausentem do Distrito Federal por esse período.
c)       Competirá à Câmara Legislativa do Distrito Federal autorizar a ausência tanto de Cristóvão quanto de Nara, sendo necessária a sanção do Governador no caso da ausência de Nara.
d)       Competirá, privativamente, à Câmara Legislativa do Distrito Federal autorizar a ausência de Nara, não sendo necessária qualquer autorização para a ausência de Cristóvão.
e)       Competirá, privativamente, à Câmara Legislativa do Distrito Federal autorizar a ausência tanto de Cristóvão quanto de Nara.

6. IADES – SES-DF – 2018. Quanto à responsabilidade do governador, prevista na Lei Orgânica do Distrito Federal, assinale a alternativa correta.
a)       O ato do governador do Distrito Federal que atente contra o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais é crime de responsabilidade.
b)       Nos crimes de responsabilidade, o governador será submetido a julgamento perante o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.
c)       Apenas os partidos políticos poderão denunciar à Câmara Legislativa o governador por crime de responsabilidade.
d)       Em nenhuma hipótese o governador ficará suspenso das próprias funções durante o julgamento de crimes de responsabilidade.
e)       Para ser admitida a acusação contra o governador por crime de responsabilidade, é necessário o quórum de maioria simples da Câmara Legislativa.

7.        CONSUPLAN. - 2014 - TERRACAP – ADVOGADO. Configura crime de responsabilidade do Governador do Distrito Federal atentar contra a Constituição. Nos termos da Lei Orgânica do Distrito Federal, NÃO se inclui no rol expresso de atos que configuram crime de responsabilidade atentar contra:

a)       O meio ambiente.
b)       A lei orçamentária.
c)       A segurança interna do País.
d)       A probidade na administração.
e)       O cumprimento das decisões judiciais.

8.        UNIVERSA – 2015 - TÉCNICO SOCIOEDUCATIVO– ADMINISTRATIVO. De acordo com a LODF, associação e entidade sindical não têm legitimidade para denunciar à Câmara Legislativa do DF o governador do DF por crime de responsabilidade.

9.        CESPE – 2009 - ASSISTENTE DE EDUCAÇÃO – MONITOR. De acordo com a LODF, após a admissão da acusação por dois terços da Câmara Legislativa, o governador do DF será submetido a julgamento perante o Superior Tribunal de Justiça (STJ), nas infrações penais comuns, ou perante a própria Câmara Legislativa, nos crimes de responsabilidade.
 
10.     FCC – CLDF – 2018. De acordo com a Lei Orgânica do Distrito Federal, os Secretários de Estado:

a)       Serão escolhidos, obrigatoriamente, dentre brasileiros natos, maiores de 18 anos, no exercício dos direitos políticos.
b)       Têm competência para expedição de instruções para a execução das leis, decretos e regulamentos.
c)       Têm competência para delegar a seus subordinados, por ato expresso ou tácito, atribuições previstas na legislação.
d)       Poderão comparecer à Câmara Legislativa do Distrito Federal apenas por convocação expressa, para expor assunto relevante de sua secretaria.
e)       Estão proibidos de exercer a coordenação, em qualquer área, dos órgãos da Administração do Distrito Federal, embora possam orientá-los, no âmbito da sua competência.

11.     UNIVERSA – 2015 - TÉCNICO SOCIOEDUCATIVO– ADMINISTRATIVO. O conselho de governo é o órgão superior de consulta do governador do DF do qual não participam pessoas estranhas à Administração Pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário