Lei Orgânica do Distrito Federal e o Direito do Consumidor


terça-feira, 20 de março de 2012

Questões de Acessibilidade, Prioridade, CDCB



Prezados Alunos,

É hora de aloprar...... "The house is down!!!"


Questão 1. (BB–CESPE/2007) - Visando dar mais transparência às relações entre os bancos e seus clientes bem como proteger o cliente bancário, foi instituído o Código de Defesa do Consumidor Bancário. Até então, cada banco tinha a sua maneira de interpretar o Código de Defesa do Consumidor — o que era aceito por uns não era aceito por outros. Resultado de estudos do BACEN enriquecidos com sugestões provenientes de processo de audiência pública, esse código também busca resolver os conflitos de interesses entre bancos e clientes. Acerca desse código e de suas modificações posteriores, julgue os itens subseqüentes.

01 - Segundo o Código de Defesa do Consumidor Bancário, na assinatura de contratos com portadores de deficiência visual, é obrigatória, não dispensável pelas partes, a leitura em voz alta do inteiro teor do referido instrumento.
02 - O número do telefone da central de atendimento ao público do BACEN, para denúncias e reclamações, deve estar em local e formato visíveis nas dependências de estabelecimentos bancários.
03 - As instituições financeiras, nas operações de financiamento realizadas com seus clientes, devem assegurar o direito à liquidação antecipada do débito, total ou parcialmente, mediante redução proporcional dos juros.
04 - Os dados constantes dos cartões magnéticos emitidos pelas instituições financeiras devem ser obrigatoriamente impressos em alto relevo.

Mega Aulão de Resolução de Exercícios de CDC, CDCB, Leis 10048 e 10098, Decreto E Resoluções Do CMN no GRAN CURSOS DE GOIÂNIA, neste sábado dia 24 de Março. O valor do investimento de R$ 35,00. Este evento é diferente de todos que os senhores já viram! Vagas limitadas para apenas 100 alunos. Ligue já no (62) 3586.0600 e garanta sua vaga!.

Questão 2. (BB–CESPE/2007) - Acerca da lei de acessibilidade e prioridade no atendimento, julgue os itens seguintes.

01 - Segundo a lei de acessibilidade, determinado entrave ou obstáculo será considerado barreira somente se impedir o acesso seguro das pessoas ao estabelecimento.
02 - Pessoa com mobilidade reduzida é aquela que não se enquadra no conceito de pessoa portadora de deficiência, mas, por qualquer motivo, tenha dificuldade de movimentar-se.

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Questão 3. (BB–CESPE/2007) - O BB, preocupado não só em atender às normas legais vigentes, mas particularmente em promover a acessibilidade de seus clientes portadores de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida, fez diversas alterações físicas em suas agências. A observância ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) também tem sido um ponto importante no tratamento com seus clientes. Acerca das normas gerais e dos critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida e do CDC, julgue os itens subseqüentes.

01 - As operações bancárias ativas, como cheque especial e financiamentos, e as operações bancárias passivas, como recibo de depósito bancário (RDB) e poupança, estão sujeitas ao CDC porque são consideradas produtos, mas as operações acessórias, que são as prestações de serviços e não produtos, não estão sujeitas ao referido código.
02 - Barreira, para efeito legal, é qualquer entrave que atrapalhe a circulação com segurança das pessoas, mesmo que não impeça o acesso.
03 - Acessibilidade é a possibilidade e condição de uma pessoa normal utilizar, com segurança e autonomia, os espaços, equipamentos e edificações de um estabelecimento.
04 - Equipara-se a consumidor a coletividade de pessoas, desde que determináveis e que intervenham nas relações de consumo.



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Questão 4. (BB–CESPE/2007) - Com relação a atendimento, especialmente no tocante à relevância de aspectos como direitos do consumidor, marketing, satisfação dos clientes, propaganda e promoção, venda, telemarketing e etiqueta empresarial para as empresas, julgue os itens seguintes.

01 - Segundo o CDCB, é possível às instituições financeiras elevar, com justa causa, o valor das suas taxas, tarifas, comissões ou qualquer outra forma de remuneração de operações ou serviços.
02 - Segundo o Código de Defesa do Consumidor Bancário (CDCB), não é lícita a cobrança pela emissão de novo cartão de cliente que tenha seu cartão magnético de conta-corrente original roubado.

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Questão 5. (BB–CESPE/2007) - Acerca do Código de Defesa do Consumidor Bancário (CDCB) e da Lei da Acessibilidade, julgue os itens a seguir.

01 - Na assinatura de contrato com portador de deficiência visual, a leitura do inteiro teor do referido instrumento deve ser feita em voz alta, a não ser quando por eles dispensada, exigindo-se, mesmo no caso de dispensa da leitura pelo cliente, declaração do contratante de que tomou conhecimento dos direitos e deveres das partes envolvidas, certificada por duas testemunhas.
02 - Para efeito de acessibilidade, pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida é definida como somente aquela que tem sua capacidade de relacionar-se com o meio e de utilizá-lo de forma permanentemente limitada.
03 - Nos saques em espécie, de valores acima de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), realizados em conta de depósitos à vista, os bancos poderão postergar a operação para o expediente seguinte, vedada a utilização de tal faculdade nos saques de valores inferiores a esse estabelecido.


Mega Aulão de Resolução de Exercícios de CDC, CDCB, Leis 10048 e 10098, Decreto E Resoluções Do CMN no GRAN CURSOS DE GOIÂNIA, neste sábado dia 24 de Março. O valor do investimento de R$ 35,00. Este evento é diferente de todos que os senhores já viram! Vagas limitadas para apenas 100 alunos. Ligue já no (62) 3586.0600 e garanta sua vaga!. 

6 comentários:

  1. Valeu professor,vc ta demais hein! rsrsrs
    Aguardo o gabarito.

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  2. tem gabarito nao francelino? valeu grande abraço diretamente do Guará kk

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  3. Fala Rodrigo... vc prometeu as questões do simulado Grancurso comentadas....!!! to no aguardo...!!!
    You are the Man....

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  4. Professor, bom dia!
    Valeu pelos exercícios.
    Voce vai colocar o gabarito???
    Grata
    Márcia Freitas

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  5. Rodrigo, Que bexiga é essa??? Rs
    Manda o gabarito...

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