Prezados Alunos,
É hora de aloprar...... "The house is down!!!"
Questão 1. (BB–CESPE/2007) - Visando dar mais transparência às
relações entre os bancos e seus clientes bem como proteger o cliente bancário,
foi instituído o Código de Defesa do Consumidor Bancário. Até então, cada banco
tinha a sua maneira de interpretar o Código de Defesa do Consumidor — o que era
aceito por uns não era aceito por outros. Resultado de estudos do BACEN
enriquecidos com sugestões provenientes de processo de audiência pública, esse
código também busca resolver os conflitos de interesses entre bancos e
clientes. Acerca desse código e de suas modificações posteriores, julgue os
itens subseqüentes.
01 - Segundo o Código de Defesa do Consumidor Bancário, na
assinatura de contratos com portadores de deficiência visual, é obrigatória,
não dispensável pelas partes, a leitura em voz alta do inteiro teor do referido
instrumento.
02 - O número do telefone da central de atendimento ao
público do BACEN, para denúncias e reclamações, deve estar em local e formato
visíveis nas dependências de estabelecimentos bancários.
03 - As instituições financeiras, nas operações de
financiamento realizadas com seus clientes, devem assegurar o direito à
liquidação antecipada do débito, total ou parcialmente, mediante redução
proporcional dos juros.
04 - Os dados constantes dos cartões magnéticos emitidos
pelas instituições financeiras devem ser obrigatoriamente impressos em alto
relevo.
Mega Aulão de Resolução de Exercícios de CDC, CDCB, Leis 10048 e 10098, Decreto E Resoluções Do CMN no GRAN CURSOS DE GOIÂNIA, neste sábado dia 24 de Março. O valor do investimento de R$ 35,00. Este evento é diferente de todos que os senhores já viram! Vagas limitadas para apenas 100 alunos. Ligue já no (62) 3586.0600 e garanta sua vaga!.
Questão 2. (BB–CESPE/2007) - Acerca da lei de acessibilidade e
prioridade no atendimento, julgue os itens seguintes.
01 - Segundo a lei de acessibilidade, determinado entrave ou
obstáculo será considerado barreira somente se impedir o acesso seguro das
pessoas ao estabelecimento.
02 - Pessoa com mobilidade reduzida é aquela que não se
enquadra no conceito de pessoa portadora de deficiência, mas, por qualquer
motivo, tenha dificuldade de movimentar-se.
Mega Aulão de Resolução de Exercícios de CDC, CDCB, Leis 10048 e 10098, Decreto E Resoluções Do CMN no GRAN CURSOS DE GOIÂNIA, neste sábado dia 24 de Março. O valor do investimento de R$ 35,00. Este evento é diferente de todos que os senhores já viram! Vagas limitadas para apenas 100 alunos. Ligue já no (62) 3586.0600 e garanta sua vaga!.
Questão 3. (BB–CESPE/2007) - O BB, preocupado não só em atender
às normas legais vigentes, mas particularmente em promover a acessibilidade de
seus clientes portadores de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida,
fez diversas alterações físicas em suas agências. A observância ao Código de
Defesa do Consumidor (CDC) também tem sido um ponto importante no tratamento
com seus clientes. Acerca das normas gerais e dos critérios básicos para a
promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de necessidades especiais ou
com mobilidade reduzida e do CDC, julgue os itens subseqüentes.
01 - As operações bancárias ativas, como cheque especial e
financiamentos, e as operações bancárias passivas, como recibo de depósito
bancário (RDB) e poupança, estão sujeitas ao CDC porque são consideradas
produtos, mas as operações acessórias, que são as prestações de serviços e não
produtos, não estão sujeitas ao referido código.
02 - Barreira, para efeito legal, é qualquer entrave que
atrapalhe a circulação com segurança das pessoas, mesmo que não impeça o
acesso.
03 - Acessibilidade é a possibilidade e condição de uma
pessoa normal utilizar, com segurança e autonomia, os espaços, equipamentos e
edificações de um estabelecimento.
04 - Equipara-se a consumidor a coletividade de pessoas,
desde que determináveis e que intervenham nas relações de consumo.
Mega Aulão de
Resolução de Exercícios de CDC, CDCB, Leis 10048 e 10098, Decreto E Resoluções
Do CMN no GRAN CURSOS DE GOIÂNIA, neste sábado dia 24 de Março. O valor do
investimento de R$ 35,00. Este evento é diferente de todos que os senhores já
viram! Vagas limitadas para apenas 100 alunos. Ligue já no (62) 3586.0600 e garanta
sua vaga!.
Questão 4. (BB–CESPE/2007) - Com relação a atendimento,
especialmente no tocante à relevância de aspectos como direitos do consumidor,
marketing, satisfação dos clientes, propaganda e promoção, venda, telemarketing
e etiqueta empresarial para as empresas, julgue os itens seguintes.
01 - Segundo o CDCB, é possível às instituições financeiras
elevar, com justa causa, o valor das suas taxas, tarifas, comissões ou qualquer
outra forma de remuneração de operações ou serviços.
02 - Segundo o Código de Defesa do Consumidor Bancário
(CDCB), não é lícita a cobrança pela emissão de novo cartão de cliente que
tenha seu cartão magnético de conta-corrente original roubado.
Mega Aulão de Resolução de Exercícios de CDC, CDCB, Leis 10048 e 10098, Decreto E Resoluções Do CMN no GRAN CURSOS DE GOIÂNIA, neste sábado dia 24 de Março. O valor do investimento de R$ 35,00. Este evento é diferente de todos que os senhores já viram! Vagas limitadas para apenas 100 alunos. Ligue já no (62) 3586.0600 e garanta sua vaga!.
Questão 5. (BB–CESPE/2007) - Acerca do Código de Defesa do Consumidor
Bancário (CDCB) e da Lei da Acessibilidade, julgue os itens a seguir.
01 - Na assinatura de contrato com portador de deficiência
visual, a leitura do inteiro teor do referido instrumento deve ser feita em voz
alta, a não ser quando por eles dispensada, exigindo-se, mesmo no caso de
dispensa da leitura pelo cliente, declaração do contratante de que tomou
conhecimento dos direitos e deveres das partes envolvidas, certificada por duas
testemunhas.
02 - Para efeito de acessibilidade, pessoa portadora de deficiência
ou com mobilidade reduzida é definida como somente aquela que tem sua
capacidade de relacionar-se com o meio e de utilizá-lo de forma permanentemente
limitada.
03 - Nos saques em espécie, de valores acima de R$ 5.000,00
(cinco mil reais), realizados em conta de depósitos à vista, os bancos poderão
postergar a operação para o expediente seguinte, vedada a utilização de tal
faculdade nos saques de valores inferiores a esse estabelecido.
Mega Aulão de Resolução de Exercícios de CDC, CDCB, Leis 10048 e 10098, Decreto E Resoluções Do CMN no GRAN CURSOS DE GOIÂNIA, neste sábado dia 24 de Março. O valor do investimento de R$ 35,00. Este evento é diferente de todos que os senhores já viram! Vagas limitadas para apenas 100 alunos. Ligue já no (62) 3586.0600 e garanta sua vaga!.
Valeu professor,vc ta demais hein! rsrsrs
ResponderExcluirAguardo o gabarito.
tem gabarito nao francelino? valeu grande abraço diretamente do Guará kk
ResponderExcluirFala Rodrigo... vc prometeu as questões do simulado Grancurso comentadas....!!! to no aguardo...!!!
ResponderExcluirYou are the Man....
Professor, bom dia!
ResponderExcluirValeu pelos exercícios.
Voce vai colocar o gabarito???
Grata
Márcia Freitas
Rodrigo, Que bexiga é essa??? Rs
ResponderExcluirManda o gabarito...
É nóis, anão
ResponderExcluir